quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

"Off-Topic" Leis da atracção parte III

Criando Atracção

A atracção é um sentimento abstracto que leva as pessoas a sentirem coisa difíceis de exprimir. Mas se seguirmos de perto os comportamentos e escolhas de quem sente atracção e por quem sente essa mesma conseguimos estabelecer uma relação e um padrão.
Para aprendermos mais sobre atracção e como ela é criada, primeiro temos que aprender um pouco mais sobre "aprovação social" e a forma como as pessoas estabelecem prioridades sobre que aquilo que valorizam mais.

Aprovação Social

No tempo das cavernas, era preciso que alguém experimentasse algo primeiro, como por exemplo comer uma planta nova, para que nós pudessemos caracterizar esse comportamento como certo ou errado consoante os efeitos sobre a pessoa que experimentou primeiro. Mesmo quando faziamos alguma coisa procuravamos a aprovação dos outros para confirmar que estavamos a fazer o correcto.

Hoje em dia nascemos pré-programados para procurar aprovação dos outros para sabermos se o que estamos a fazer é correcto. Se não tivermos essa aprovação então consideramos automaticamente que estamos a proceder de forma errada na maioria dos casos.
Se uma pessoa se aproxima de outra e inicia uma conversa, mas a outra pessoa dá a entender que desaprova essa iniciativa, ou os amigos dessa pessoa desaprovam, então no seu interior a pessoa vai deixar que esses pensamentos a façam recuar.

Uma vez que percebemos que esta reacção é apenas um processo natural que podemos ultrapassar, então podemo-nos libertar para fazer algo diferente e adoptar uma teoria e uma forma de encarar estes desafios que funcione na realidade.

Portanto é importante reter que... As pessoas procuram constantemente em ti pequenas "pistas" sobre como se comportar. Por exemplo, pensem na forma como se sentem quando estão perante um líder.

As emoções são contagiosas, as pessoas vão-se "alimentar" do teu estado emocional quando tu as abordas ou quando estão junto de ti. Se "liderares" o caminho com um estado emocional calmo, confiante e confortável, as pessoas vão-se sentir naturalmente à vontade e relaxadas quando estão na tua presença.

O valor da aprovação social

Se valores abstractos como a auto-estima são determinados arbitrariamente por grupos de pessoas, então como é possível sabermos qual o nosso verdadeiro valor ?
Como a maioria das pessoas nunca se apercebe que os valores sociais são valores abstractos e arbitrários, passam a maior parte da vida a procurar a aprovação de outros e a seguir a opinião alheia acerca delas e sobre aquilo que devem fazer.

O indivíduo comum tem muitas dúvidas acerca de si mesmo. Como não têm confiança neles próprios procuram a aprovação dos outros. Muitas vezes decidimos aquilo que queremos baseando-nos em pequenas "dicas" que apreendemos dos outros, logo há muitas vontades específicas que se baseiam nesta necessidade de aprovação.
Necessidade relacionadas com o status (roupa de marca, marca do carro....) são necessidades que as pessoas sentem apenas porque procuram aprovação.

Obviamente que existem muitos outros factores, mas a aprovação social é um factor imensamente importante naquilo que queremos.
Mercedes = classe
Suspensórios = parvinho
E isto acontece apenas porque decidimos que seria assim. Quanto maior for o número de pessoas que concorda sobre um certo valor, mais forte esse valor se torna.

Organizando as ideias:
Se acreditarmos num conceito arbitrário, como o nosso sentido atractivo, de forma suficientemente forte que convença as pessoas que se trata da verdade, então a crença deles torna-se a evidência da nossa proposição.

Ok, tudo isto faz bastante sentido, mas de que serve saber tudo isto se as "pessoas atraentes" não se sentem atraidas por um indivíduo, porque esse indivíduo não encaixa no modelo socialmente aceite de atraente ?

Discussão aberta, qual será a resposta para esta pergunta ???
Opiniões, comentários, insultos, aqui no blog ou em RomancesPsicotropicos@gmail.com

Cláudio R.

1 comentário:

Detroit disse...

howdi!

desconhecia por completo essa tua veia filosófica sobre o comportamento humano (pensando bem acho que todos nós a temos mas poucos a tornam publica como tu fizeste aqui) gostei de uma maneira geral do post e subscrevo alguns dos pontos, no entanto não entendi a questão que ficou em aberto.

gostei do "suspensórios = parvinho" faz-me lembrar alguem que se passeia pelo nosso local de est... trabalho não renumerado, realmente acerca dessa pessoa já ouvi muitas opiniões negativas, no entanto quando perguntas o porquê não me lembro de ter tido uma resposta que me convencesse.

Para além claro da resposta "ele usa suspensórios" lolol.

Abraço,
João