quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

"Off-Topic" Leis da atracção

Agora algo um pouco "off-topic".

O texto que se segue é baseado num estudo realizado por mim, com os recursos que dispunha no momento e com base nas minhas experiências pessoais e observações do dia-a-dia.
Muitas das pessoas que leram o meu trabalho anterior "13 Mulheres" me questionaram acerca da frase inicial, que passo a citar:
" A atracção não é uma escolha, é um processo evolutivo que controla o nosso corpo e mente durante o tempo suficiente para se certificar que ficamos com alguém com os melhores génes possíveis."
Como resposta a todas essas perguntas aqui fica a origem, e todo o trabalho que envolve esse conceito.

Leis Da Atracção
Antes de mais gostava de enunciar aquelas que eu designei por leis fundamentais da atracção:

- A atracção não é uma escolha;
- A atracção não é racional;

Porque é que as pessoas se sentem atraídas por outras pessoas que na maioria dos casos não são deslumbrantes, não são ricos, nem muito menos famosos ?
PORQUE NÃO CONSEGUEM EVITAR.
Porque é que as pessoas não sentem qualquer atracção por outras, mesmo apesar de terem todas as aparências e qualidades de uma pessoa "ideal" ?
PORQUE NÃO CONSEGUEM EVITAR.

Se fizer a alguém a pergunta "O que é que procura numa pessoa ?", a resposta mais provável será algo do género "Uma boa pessoa, respeitável, estável, que me respeite e me ame...".
Mas não é segredo que na maioria dos casos acontece precisamente o contrário. Por exemplo, porque é que a esmagadora maioria das super-modelos se relaciona com homens violentos, instáveis, dependentes de substâncias, do género estrela de rock ?
O ponto onde quero chegar é que existe um abismo muito grande entre aquilo que queremos e aquilo pelo qual nos sentimos atraídos.

Depois de alguma pesquisa, nomeadamente livros sobre o assunto, o observar as situações na vida real, as minhas próprias experiências e o tirar de algumas conclusões apercebi-me de alguns factos interessantes:

1 - As coisas que nos parecem "normais", como ser simpático, estar sempre disponível, oferecer presentes... resumindo "fazer aquilo que a mãe nos ensinou" não funciona como era suposto.
Este tipo de comportamente tem o efeito precisamente contrário, não aproxima as pessoas, afasta-as.
2 - A atracção não é uma escolha, mas a maioria age como se fosse. Se uma pessoa não se sente atraída por outra, então vai ser muito difícil o relacionamento vir a ser mais do que "uma bonita amizade".
3 - A atracção funciona de forma diferente nos homens e nas mulheres. Os homens sentem-se atraídos pelo aspecto físico primeiro, a personalidade depois. As mulheres são atraídas pela personalidade primeiro, o aspecto físico a seguir (é óbvio que uma mulher vai ver o aspecto físico antes de poder conhecer uma pessoa, mas em matéria de atracção, a personalidade é mais importante).
4 - Os homens vêm todas as mulheres fisicamente atraentes como possíveis parceiras sexuais. As mulheres não vêm todos os homens fisicamente atraentes desta forma. A mulher precisa primeiro de saber um pouco sobre o homem, nomeadamente se não está a lidar com um "fraco". Só depois decide, se existir qualquer tipo de atracção, se há ou não possibilidade para um caso romântico.

De uma forma geral, o que descobri foi que a atracção é tão poderosa que uma pessoa que não é fisicamente atraente, que não tem posses financeiras, etc... consegue ganhar o afecto de outra pessoa mesmo sobre alguém com aspecto e posses, mas sem a personalidade e as qualidades que são naturais e geneticamente atraentes para o sexo oposto.

No caso especial das mulheres:

A maioria dos homens não consegue compreender que uma mulher pode querer estar com ele "apenas por ele". A maioria dos homens não aceita que uma mulher queira estar com ele, passar tempo com ele, desfrutar de um relacionamento com ele; para o homem tem que haver uma razão para tudo isso.
A maioria dos homens também se sente surpreendido e até incomodado quando é a mulher a fazer por estar com ele, quando é ela a procurar estar com ele quando a situação é desejável para ela.
Penso que a resposta a isto se baseia na forma como as mulheres sentem a atracção.
Quando um homem consegue criar essa emoção, esse sentimento dentro de uma mulher, ela vai desejá-lo apenas porque adora a forma como se sente quando está perto dele. Da mesma forma, ela vai desejá-lo porque não gosta da forma como se sente quando não está com ele.

Algumas notas importantes:

- A atracção é egoísta !
A atracção funciona de forma egoísta, ou seja, não se preocupa nem se baseia nos sentimentos alheios. A atracção foi "desenhada" para elevar um corpo e uma mente para os seus próprios fins.
- A atracção ou está ligada ou está desligada. Ou a sentes, ou não.
- Se uma pessoa não se sente atraída por ti, muito provavelmente nunca se irá sentir; mas se essa pessoa se sentir atraída, então nenhuma quantidade de lógica nem razão irá mudar o que ela sente (mas cuidado, se te começares a comportar como um fraco\a o mais provável é que essa atracção se perca rapidamente).


O meu caso pessoal:

Eu lembro-me quando acreditava que ser um "nice guy" era a forma de fazer as mulheres gostarem de mim. Eu acreditava que se fosse bom para elas e elas não gostassem de mim, era porque provavelmente ela não me achava bonito o suficiente, o com posses suficientes, ou o que quer que fosse.
Muito sinceramente, faz sentido que uma mulher se sinta atraída por um homem que a trate bem, seja atencioso, sensível aos seus sentimentos, que lhe possa dar o que ela quer e o faça regularmente...

Claro que faz todo o sentido... todo o sentido LÓGICO.

Mas quando comecei a prestar mais atenção ao que se passava à minha volta, ao MUNDO REAL, tomei a noção de algumas coisas:
1 - As mulheres tinham tendência em romper comigo, fazerem-se demasiado difíceis, ou simplesmente não estarem felizes nem satisfeitas quando eu as tratava demasiado bem. Ser "bonzinho" parecia ser inimigo da atracção.
2 - Não eram os meus amigos "bonzinhos" que estavam a atrair as mulheres... no lado oposto os meus meus amigos "bad boys" pareciam receber toda a atenção por parte delas.
3 - Os sex-symbols mais famosos eram pessoas normalmente de má índole, que apreciavam a confusão, violência e chegavam a ser excessivamente "bad boys".

Foram precisos alguns anos a juntar as peças do puzzle para conseguir compreender o que estava "errado".
Com o passar do tempo, alguma pesquisa, muitas conversas e muita reflexão, cheguei às seguintes conclusões que justificam certos comportamentos.

1 - A atracção não acontece por escolha. Por outras palavras, ninguém diz para si próprio "mas que pessoa tão interessante e bonita, mesmo o tipo de pessoa que me faz sentir atraído\a". Desta permissa nasceu a primeira lei fundamental da atracção "a atracção não é uma escolha".
2 - A atracção acontece ao nível do inconsciente como resposta emocional a certos estímulos. Para os homens normalmente acontece em resposta a uma cara e corpo bonitos. Para as mulheres normalmente acontece por outras razões (se bem, que pode acontecer apenas pelos estímulos físicos também apesar de ser um caso muito mais raro).
3 - A atracção tem uma lógica própria. Se a conseguirmos compreender então podemos aprender a criá-la, aumentá-la, etc etc...
4 - Quando uma mulher se sente atraída por um homem, ela pode vir a fazer coisas que podem parecer completamente irracionais, sem qualquer lógica, apenas para conseguir estar com o homem que é objecto do seu interesse.

Neste momento, para mim a atracção resume-se a um processo evolutivo que controla o nosso corpo e mente durante o tempo suficiente para se certificar que ficamos com alguém com os melhores génes possíveis.

Cláudio Ribeiro

Agora como ser atraente, como atrair alguém.... isso é algo que eu ainda desconheço... se alguém descobrir a tão famosa "lógica própria da atracção" agradecia que me dissesse alguma coisa !!!

Acredito que este texto suscite algumas críticas... algumas polémicas.
A discussão está aberta, tanto aqui no blog como em RomancesPsicotropicos@gmail.com
Participem !

3 comentários:

Pi disse...

Bom dia!
Não me vou pronunciar muito em relação ao assunto, até porque nada percebo disso. Fica apenas a ideia com que fiquei de que, ao contrário de mim, você percebe muito da 'coisa'. Até gostava de te ter a tratar dos meus problemas psicológicos agudos relacionados com o tema. Tu ouvias, eu falava, e a seguir dirias 'minha querida, isso nem com drogas pesadas lá vai' =P
Em tanta palavra junta, e ideia fixa, discordo do facto de que " 3 - A atracção tem uma lógica própria. Se a conseguirmos compreender então podemos aprender a criá-la, aumentá-la, etc etc... ". Há coisas que não são boas de compreender, nem sequer tentar compreender. E talvez nunca as consigamos compreender, ainda que achemos que sim. E não é necessário compreender qualquer 'coisa' para que ela aumente. Como disseste, e muito bem, " A atracção não é racional "... quando nem nós o conseguimos ser quando estamos atraídos.
Finalizando (por sinal da pior maneira), detesto sentir-me atraída por um vestido que não tenho dinheiro para comprar. Detesto quase tanto, como detesto sentir-me atraída pela pessoa errada, ainda que tenha a certeza de que realmente é a errada. Ainda de que o que é errado acabe por ser a 'escolha' certa, pois é a escolha do coração. (afinal não foi um final assim tão mau) =P

Um beijo da Patrícia *

Nokturnum disse...

Muito bem senhor ribeiro, dá que pensar! concordo com algumas coisas ditas, outras nao (obviament é por isso que o mundo não tomba!). Mas acima de tudo, gostei de ler... abraço!

Anónimo disse...

Olá senhor Cláudio.

Se há coisa que adoro é ler blogs, transmitem-nos sempre algo, até mesmo os mais inúteis, sempre transmitem umas gargalhadas hehehe

Mas o teu não é inutil, pelo que li (ainda so li o ""Off-Topic" Leis da atracção", mas vou ler o resto após enviar o comentário).

Concordo com aquela parte em que dizes que no fundo a atracção existe para nos encaminhar até à pessoa com os melhores genes. E se formos ver bem isto não passa da teoria da evolução de Darwin (os melhores ficam e evoluem, os piores extinguem-se).

Tens também razão nas diferenças entre a mulher e o homem relativamente ao modo como sentem ou experienciam a atracção, mas nao concordo com aquilo das mulheres não se sentirem tão atraidas pelo fisico como os homens, e passo a explicar:

Como tu disseste e bem: procura dos melhores genes. Acontece que hoje em dia a beleza fisica é sobrevalorizada, conduzindo o ser humano em busca também da beleza ou, se um ser não for fisicamente atraente, procurar um oposto atraente pois instintivamente quer que a sua descendencia seja mais atraente que ele. A beleza também está nos genes, e hoje em dia é considerado que a beleza supera a intelectualidade, o que provavelmente vai conduzir a humanidade ao caos, mas já ca nao estarei felizmente.

Uma ultima coisa... Gosto especialmente deste post porque duma maneira indirecta incentivas aos teus leitores que procurem intelectualidade ao invés de beleza, procuras faze-los abrir os olhos, e eu acho que isso devia ser feito por mais pessoas, ser lido por mais pessoas, e que fosse um tema mais falado, porque de facto (e poucos sabemos) a beleza não supera de modo algum a inteligencia.


P.S: tas muito intenso e profundo.. a idade já pesa neh? hahaha :P bjs